terça-feira, 1 de abril de 2008

Atividade 4


[Aplicação das leis da Gestalt]

exercício realizado em sala de aula em duplas (minha dupla foi a Danielle).
análise de um anúncio quanto a aplicação das leis da gestalt.

[unidades] neste anúncio existe uma unidade princiapal: o par de chinelos, que é facilmente separado do fundo. Como subunidade perecebemos cada um dos chinelos, segregados um do outro pelas cores, depois cada pincel pode ser visto como outra subunidade.


[segregação] o conceito de segregação está muito ligado ao de unidade, percebemos as unidades em função da capacidade de cada uma delas separar-se da outra. Neste caso, o fundo é facilmente separado do objeto, percebemos assim, dois chinelos sobre um fundo branco. Ainda por segregação, os pincéis diferenciam-se dos chinelos.


[proximidade] duas unidades de pincéis são claramente percebidas, isso se dá pela proximidade, reforçada pelo fator semalhança.


[semelhança] - percebemos um par de chinelos, mesmo que cada pé seja de uma cor, a semelhança da forma e dos pincéis em seu interior os tornam parte de um só grupo.Depois de perceber como um todo junto com os chinelos, percebemos 2 grupos de pincéis, isso ocorre porque apesar de semelhantes (estão na mesma ordem, mas espelhados), há um espaço entre eles (a proximidade), formando assim, dois grupos.


[fechamento] como tanto o chinelo quanto os pincéis são formas corriqueiras em nosso dia-a-dia, conseguimos vê-los inteiros. Apesar do anúncio não mostrar isso, fechamos mentalmente as formas.


[pregnância da forma] - há alta pregnância visto que conseguimos facilmente identificar as sandálias havaianas e fazer a relação dos pincéis com a linha que querem promover, havaianas top cores. Há harmonia visual na disposição dos objetos no anúncio, a simetria existente evita que nossa atenção seja desviada do ponto principal, tornando a mensagem pregnante.